Cursos de Formação

A Secretaria da Cultura desenvolveu com três Pontos de Cultura a criação de cursos de formação de Agentes Culturais, Técnico de Som e cursos de Fotografia, Video e software livre. Os cursos são gerenciados pelos Pontos de Cultura Teia Cultural, Música para Todos e Núcleo Audiovisual TME-Teatro Moinho da Estação respectivamente. Os cursos têm o objetivo de formar pessoas capazes de atuar nestas áreas nos Pontos de Cultura e/ou em outras entidades culturais da cidade. Os cursos são abertos à comunidade.
  • Agentes Culturais – Formar e capacitar agentes culturais para que sejam capazes de dinamizar a cultura e as potencialidades da comunidade em que estão inseridos.

  • Técnico de Som - Profissional capaz de orientar os processos de produção musical, bem como ser um facilitador para a produção musical dos demais pontos.

  • Fotografia, Vídeo e software livre – Capacitar os agentes de cultura que estão atuando nos Pontos, abordando na teoria e na prática os seguintes conteúdos: reflexões sobre a produção de imagens; operação de computador em sistema LINUX; elementos da linguagem visual; a Internet e suas possibilidades; técnica e linguagem fotográfica e tratamento deimagem em software livre.
     _______________________________________________________________________________________________________
     1ª EDIÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS
    Período: de setembro a dezembro de 2011

    SETEMBRO
    14/09 - Aula Inaugural
    19h às 22h

    21/09 e 28/09 - Introdução à Arte e Cultura
    9h às 22h     
    Prof. Dra. Kenia Maria Menegoto Pozenato
    Possui graduação em Licenciatura em Desenho pela Universidade de Caxias do Sul (1969), Mestrado em Information et Communication - Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1994) e Doutorado em Information et Communication - Université d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1999). Ex-professora da Universidade de Caxias do Sul. Trabalhou como docente no Centro de Ciências da comunicação e docente permanente, orientadora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de Caxias do Sul. É Vice-Presidente da Rede Mediterrânea de Centros de Formação Multimídia, membro da INTERCOM e membro da Associação dos Profissionais de Relações Públicas de Caxias do Sul. Participa do Comitê Científico da Revue des Centres Méditerranéens de Formation Multimédia. Presta assessoria na área da Comunicação pelo Sapiens Centro de Educação e Cultura

    OUTUBRO
    01/10 - Cultura e Desenvolvimento
    09h às 12h                          
    João Pontes
    Coordenador de redes do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e ex- coordenador de políticas de Pontos de Cultura da SEDAC – RS.

    07/10 e 14/10 - Planejamento e organização de ações culturais
    19h às 22h  
    Daiane Scheid
    Possui graduação em Comunicação Social Hab Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação institucional, visibilidade midiática, processos comunicacionais, estratégias de comunicação e comunicação organizacional.

    26/10 - Economia da Cultura                  
    19h às 22h
    Leandro Valiati
    Economista (UFRGS), Mestre em Urbanismo com ênfase em Economia da Cultura (PROPUR-UFRGS), Doutorando em Economia do Desenvolvimento (PPGE-UFRGS). Professor, consultor e pesquisador em Economia da Cultura em diversas instituições nacionais e internacionais, entre elas UFRGS, FACAMP, Ministério da Cultura e Unesco. É especialista na construção de indicadores de avaliação socioeconômica de políticas, programas e cadeias produtivas de Economia da Cultura; é organizador e autor dos livros Economia da Cultura: Bem-Estar Econômico e Evolução Cultural, editora da UFRGS, e Economia da Cultura e Cinema: notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul, editora Terceiro Nome.

    21/10 e 28/10 - Planejamento de Comunicação         
    19h às 22h
    Caliandra Paniz Troian
    Relações Públicas formada pela UCS,  com pós-graduação em Gestão Cultural em andamento. Coordenadora do Ponto de Cultura Teia Cultural.
    Experiência em comunicação e cultura, produção artística e cultural.


    NOVEMBRO
    04/11 e  11/11 -  Políticas Culturais       
    19h às 22h
    Rafael José dos Santos
    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2003), com período de bolsa sanduíche do CNPq na Columbia University (NY, 1995/96). É mestre em Antropologia Social (UNICAMP, 1992) e bacharel em Ciências Sociais, modalidade Antropologia (UNICAMP, 1986). Professor e pesquisador no Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade e no Mestrado em Turismo da UCS, além de docente de graduação da mesma universidade. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa "Comunicação, Turismo e Hospitalidade" da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

    18/11 - Elaboração de Projetos Culturais
    19h às 22h  
    19/11 - Elaboração de Projetos Culturais         
    09h às 13h – 14h às 17h 
    Fabio Rosenfeld
    Consultor de projetos para Lei de Incentivo à Cultura, ex-coordenador da LIC-RS [2007 -2010]. Graduado em Administração de Empresas, foi indicado ao prêmio “MERITO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA em 2009”
    Captação de Recursos

    25/11 -  Depoimentos de captador de recursos / Depoimentos de Especialistas em Marketing
    19h às 22h

    DEZEMBRO
    02/12 - Prestação de Contas                                
    19h às 22h
    Rejane Gomes
    Departamento financeiro da Secretaria da Cultura