O que são?

Os Pontos de Cultura são elos entre a sociedade civil e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas nos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social.
Um aspecto comum a todos é a gestão compartilhada entre poder público e comunidade. A Secretaria da Cultura atuará junto aos Conselhos Gestores de Cada Ponto de Cultura, por meio de dois grupos de Trabalho: um para gestão de metas e objetivos e outro para gestão financeira.
As ações dos Pontos de Cultura são voltadas à formação, nos mais diferentes campos da cultura e na sua transversalidade, com organização comunitária e articulação do público para a fruição e o consumo de bens culturais.
Dispõem de equipamentos e treinamento em multimídia para registro e divulgação do seu fazer cultural, bem como para conectar-se em rede com os outros Pontos de Cultura.
Cada Ponto oferece à comunidade uma sala multiuso destinada a apresentações cênicas, música, vídeo/cinema, palestras, etc, para público de cerca de 100 pessoas.
A partir dos Pontos de Cultura cria-se também a Rede de Agentes de Cultura com o objetivo de estimular o consumo e a fruição da cultura e fortalecer a circulação dos produtos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.