5 de dezembro de 2011

Caxias realiza primeiro Fórum de Pontos de Cultura e Agentes Culturais


Soma de esforços contribui para a construção da rede
Em uma construção coletiva entre a Secretaria Municipal da Cultura, o Ponto de Cultura Teia Cultural, Pontos de Cultura de Caxias do Sul e alunos do Curso de Formação de Agentes Culturais acontecerá no dia 10 de dezembro, das 13h30min às 18h, na Sala de Teatro do Centro de Cultura Ordovás, o 1º Fórum de Pontos de Cultura e Agentes Culturais de Caxias do Sul.
O objetivo do fórum é iniciar o processo de articulação da rede dos Pontos de Cultura e dos agentes culturais através do encontro, do debate e da convivência. O encontro será mais uma oportunidade de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências, e um passo importante no início da consolidação da rede de pontos de cultura e rede de agentes culturais.
Nesta 1ª edição,serão abordados assuntos como o papel da rede na articulação dos pontos de cultura e dos agentes culturais na construção e desenvolvimento do processo cultural. O evento contará com a participação de Leandro Anton, representante do RS na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Coordenador do Quilombo do Sopapo e Conselheiro Municipal de Cultura pela Região Cristal e Sérgio Valentim, que é professor de Sociologia do Trabalho, Mestre em Ciências Sociais e pesquisador da CAPES/CNPQ - Economia Solidária e Autogestão, coordenador do Ponto de Cultura Teia Viva e educador de Audiovisual, Projeto Tambor de Sopapo: resgate histórico da cultura negra no extremo sul do Brasil, patrocinado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Durante o fórum também haverá o relato dos primeiros trabalhos da rede dos pontos de cultura e a realização de dois grupos temáticos para a discussão dos próximos passos da rede de pontos de cultura e agentes culturais.
Além disso, o fórum promove a aproximação da teoria com a prática à primeira turma de agentes culturais. O curso de formação de agentes culturais é uma das ações oferecidas pelo Ponto de Cultura Teia Cultural, do bairro Kayser, e como trabalho de finalização de curso os alunos realizam a produção do Fórum.

SERVIÇO
1º Fórum de Pontos de Cultura e Agentes Culturais de Caxias do Sul
10 de dezembro | 13h30min às 18h
Local: Sala de Teatro – Centro de Cultura Ordovás
(Rua Luiz Antunes, 312 – Bairro Panazzolo)
Entrada Franca
Informações: 54 3901.1316 | 54 9138.5602

Programação
13h30min | Abertura
Palestra O papel da rede na articulação dos Pontos de Cultura, com Leandro Anton
Palestra O papel do agente de cultura na comunidade, com Sergio Valentim
Reunião dos Grupos Temáticos
15h40min | Intervalo
Início da apresentação dos Pontos de Cultura
Encaminhamento das propostas dos Grupos Temáticos
18h | Encerramento

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
Ponto de Cultura Teia Cultural
Coodenadora do Ponto de Cultura Teia Cultural
Caliandra Troian - 9138.5602
Presidente da Associação de Moradores do Bairro Kayser
Adail Bernardo da Silva – 9649.3478

Secretaria Municipal da Cultura
Secretário Antonio Feldmann – 3901.1388
Coordenadora de Gestão e Metas dos Pontos de Cultura
Elaine Pasquali Cavion – 3901.1316 Ramal 202

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.