5 de março de 2012

Coordenação da Rede participa de encontro com os gestores das redes estaduais e municipais dos pontos de cultura

A Coordenadora do Conselho Gestor do Pontos de Cultura de Caxias do Sul, Elaine Pasquali Cavion, participou nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, em Porto Alegre, da oficina para planejamento de ações a serem implementadas em 2012 no âmbito do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. A Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural e Regionais do MINC e os Gestores públicos de redes estaduais e municipais de Pontos de Cultura discutiram como desenhar ou redesenhar a gestão compartilhada entre poder público e sociedade. Segundo os participantes esse “redesenho” passa pela discussão ampla do que é ser Ponto de Cultura e o compromisso com a valoração social. As experiências de rede do país foram partilhadas e a rede de Caxias do Sul foi elogiada pela efetiva participação da comunidade em sua gestão, relata a coordenadora.
Na oficina também foram discutidos a implementação do kit multimídia e a implantação de um Portal Nacional como forma de visibilidade e articulação dos Pontos de Cultura. Segundo Elaine Cavion a rede local está em fase de levantamento de preços do kit e o processo de aquisição dos equipamentos deverá ser concluído até o final do primeiro trimestre de 2012.
Ao final dos três dias de trabalho foram elencadas prioridades para o planejamento de 2012 do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura. Segundo Elaine, o grupo apontou como foco do Programa para este ano a construção de mecanismos para ampliar as possibilidades de sustentabilidade dos Pontos de Cultura, a garantia do fluxo de comunicação entre as instâncias do Programa Cultura Viva e a criação de plataforma digital com indicadores do Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.