26 de novembro de 2012

TEIA RS 2012


Estado do RS realizou o TEIA RS 2012 - Encontro da Diversidade Cultural Gaúcha, nos dias 16,17 e18 de novembro, no Centro Cultural José Pedro Boéssio, na cidade de São Leopoldo. O encontro reuniu representantes dos pontos, das instituições governamentais e artistas.
Além de consolidar e fortalecer a rede estadual de Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul e promover o diálogo com o poder público municipal e estadual, o evento teve por objetivo discutir políticas públicas para a diversidade cultural, sustentabilidade, valorizar as comunidades tradicionais de terreiro, indígenas e a rede de culturas populares.
Estavam presentes à Teia, representantes da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Domingues, a representante do MinC na Região Sul, Margarete Moraes e representantes das secretarias de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e do município de São Leopoldo.
A TEIA RS é uma realização do MinC, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, Fundação Universidade do Rio Grande do Sul – FURG, organizada pela Comissão Estadual dos Pontos de Cultura e do Pontão de Cultura de São Leopoldo/RS. O evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do RS e da Secretaria Municipal de Cultura de São Leopoldo.


Programação
16 de novembro, das 14h às 16h
- oficinas dos pontos de cultura abertas à comunidade.
16 de novembro, a partir das 16h30min
- concentração do cortejo Cultura Viva, com saída da Praça do Imigrante e chegada na Praça da Biblioteca Pública.
16 de novembro, às 18h - Teatro Municipal do Centro Cultural José Pedro Boéssio
Abertura
17 de novembro, às 9h
- Fórum dos Pontos de Cultura com debate sobre as realizações e perspectivas do programa Cultura Viva e a formação grupos de trabalho sobre os temas: I Oficina dos Povos Tradicionais de Terreiro, o Encontro da Rede de Culturas Populares e Encontro da Rede Indígena.
Às 18h,
Debate com representantes da Secretaria Geral da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores sobre o processo de regulamentação dos mecanismos de consulta prévia da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho no Brasil que tem como objetivo estabelecer o diálogo permanente e qualificado com membros da sociedade civil, povos indígenas e tribais.
18 de novembro, eleição da Comissão dos Pontos de Cultura do RS e da Comissão Nacional.
Esse encontro vem reunindo esforços de diversos atores que entendem a política dos Pontos de Cultura como diretriz essencial para o fomento da arte e da cultura no Estado. O resultado desses diálogos será o evento que está sendo construído de forma coletiva, transversal e democrática, de modo a avançar no sentido da construção de políticas públicas para a cultura popular no Rio Grande do Sul. 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.